11 dicas infalíveis para cuidar de móveis de madeira

By 21 de junho de 2019Sem categoria
11 dicas infalíveis para cuidar de móveis de madeira

11 dicas infalíveis para cuidar de móveis de madeira

Quando os móveis começam a estragar, desfazer-se deles é uma opção que sempre traz aquele aperto no coração. Principalmente se você investiu bastante na hora da compra e esperava que a peça fizesse parte da decoração da sua casa por muito tempo. E mesmo que existam alguns truques para disfarçar as imperfeições, como uma toalha colocada em cima da mesa de jantar escondendo riscos ou rachaduras da madeira, o ideal é zelar pela conservação dos móveis desde o momento da compra! Com atitudes simples você pode aumentar a vida útil das peças e ainda fazê-las passar por novas! Por isso, separamos 11 dicas para você cuidar de móveis de madeira!

1. Veja se você não está colocando peso demais

Avalie se aquele espaço que sobrou na prateleira ainda comporta mais um livro. Veja bem se você não está colocando peso demais em um único lugar para que a madeira não fique torta. Caso isso ocorra, procure virar as tábuas de baixo para cima e retire alguns objetos que pesam mais e os distribua corretamente.

2. Tire o móvel do sol

Se aquela mesinha de centro recebe luz direta do sol, trate logo de mudá-la de lugar. Assim como a pele, a madeira também mancha com o tempo e fica com aspecto envelhecido. Outra dica são as cortinas que são ótimas para controlar o excesso do sol e proporcionam maior durabilidade da madeira.

3. Evite a umidade

Para evitar o surgimento de mofo nessas peças, procure acomodar o móvel a uma distância de 7cm da parede para que haja uma circulação de ar adequada.

4. Limpeza para cuidar de móveis de madeira

Esqueça as palhas de aço ou qualquer utensílio que possa arranhar o seu móvel. Geralmente, a parte macia das esponjas é a mais aconselhável para realizar a limpeza de maneira eficiente. Uma receita caseira bastante utilizada é a mistura de 3 medidas de azeite para 1 de limão. Quando se trata de sujeiras comuns, pode-se utilizar moderadamente água morna e sabão de coco, mas se for o caso de uma limpeza mais intensa, detergente de lavar louças pode ser um grande aliado para isso.

Como o polimento dos móveis precisa ser realizado toda semana, opte sempre por um produto de qualidade e evite passar álcool na madeira. Quem usa muito o álcool para limpar, por exemplo, aos poucos percebe que a superfície tende a ficar mais fosca, sem brilho. Nesse caso, recomenda-se passar o verniz após uma raspagem de toda a área ou aplique um lustra-móveis de sua preferência.

No caso de mobílias em MDF e aglomeradas, o mais aconselhável é realizar a limpeza sem que o pano esteja encharcado, pois a água pode comprometer o tempo de vida útil desses móveis. Tenha em mente que o pano precisa estar úmido apenas com a finalidade de aderir melhor a sujeira e retirar com maior facilidade. Jamais limpe com pano seco, pois pode ocorrer o surgimento de riscos e manchas.

5. Proteja com lustra-móveis

Normalmente os móveis confeccionados já saem das fábricas com o tratamento adequado de selador ou verniz, justamente para assegurar a longevidade da peça e permitir a aplicação de produtos, como o uso de lustra-móveis. Além de possibilitar a diminuição do acúmulo de poeiras, esse produto protege a madeira das marcas de água e mantém o aspecto de novo.

6. Acabe com as manchas de copo

Utilize suporte para copos, por exemplo, para não ocasionar aquelas manchas circulares que muitas vezes são difíceis de remover. Caso essas manchas já estejam tirando o seu sossego, experimente aplicar uma quantidade generosa de maionese com cinzas de cigarro em cima das manchas e deixe agir por uma noite. Esse truque é infalível!

7. Esconda os riscos

Com o tempo, é natural que os móveis fiquem riscados, principalmente porque muitos objetos são arrastados o tempo todo da sua superfície. Se o lustra-móveis não for o suficiente para disfarçar aquele risco, recomenda-se o uso de uma lixa para a raspagem na área agredida só para depois passar a cera de polimento ou o verniz.

8. Disfarce os rabiscos

Em casa que se tem criança, por exemplo, basta piscar os olhos para ver o surgimento de alguns desenhos tracejados com canetinhas coloridas pelas mobílias da casa. Uma solução prática está nas pomadas para calçados, já que elas se aproximam da cor das madeiras e vem acompanhadas de um aplicador próprio.

8. Retire as marcas de queimado

Quando uma panela quente, por exemplo, é colocada diretamente em contato com a madeira sem nenhum apoio, a mancha de queimado é inevitável. Para isso, utilize uma simples lâmina de barbear para fazer uma raspagem superficial na região queimada e utilize uma lixa mais fina para o acabamento. Além do verniz, esses acabamentos podem ser realizados com cera ou goma-laca que são fáceis de ser encontrados nas lojas especializadas.

9. Remova cera de vela dos móveis

Aquele temporal que pega muita gente de surpresa e que deixa o bairro inteiro sem luz faz da sua casa uma completa “caça as velas”. Mas quando a luz volta, os vestígios ficam espalhados por toda a parte, inclusive nos móveis. Para retirar cera de vela da madeira, basta aplicar gelo em cima da área atingida e retirar com uma espátula de plástico.

10. Encaixes soltos

Puxar e empurrar portas e gavetas é algo tão rotineiro que nem sempre se tem um cuidado com essas peças. Como o passar do tempo, é natural que elas estejam frouxas e desencaixadas. Quando isso acontece, é preciso passar cola de madeira no local e deixar a peça fixa até que o tempo de secagem esteja completo. Não se esqueça de apertar bem os parafusos para deixar o móvel resistente.

11. Acabe com os fungos e cupins

Dependendo da gravidade da situação, fica até difícil acreditar que existe conserto para uma madeira afetada por fungos e cupins. Mas existe! Experimente passar inseticida e fungicida com uma escova nas partes maltratadas. Em casos extremos, uma excelente alternativa é passar o produto em todo o móvel, envolver com saco plástico e deixar agir por um tempo.

Viu como é simples cuidar de móveis de madeira?

 

 

Fonte: blog.lineabrasil.com.br/11-dicas-infaliveis-para-cuidar-de-moveis-de-madeira