Como escolher o tapete certo para sua sala

By 15 de julho de 2019Dicas

Algo tão simples quanto repensar os tapetes para sala já pode dar um novo ar ao ambiente. Essas peças demarcam, colorem e deixam o espaço mais aconchegante, por isso são perfeitas para quem quer repaginar e dar personalidade aos cômodos da casa. Mas como saber se é melhor levar para casa um tapete para sala listrado ou um tapete para sala peludo, por exemplo?

Se você quer saber como escolher um tapete para sua sala de estar, de TV, de jogos e até mesmo para a de jantar, anote as dicas e as recomendações que listamos a seguir.

Principais regras para escolher os tapetes para sala ideais

Existem muitas variáveis que podem ser consideradas na hora de selecionar tapetes para sala: o tamanho da peça e do ambiente, o material, a estampa, o formato… Aqui, vamos falar sobre tudo isso. Considerando nossas indicações, pode ter certeza que vai escolher o melhor produto para a sua realidade.

Tamanho de tapetes para sala

E aí, será que é melhor comprar um tapete grande para sala ou um pequeno? Para começar a sua busca, o primeiro passo é ter as medidas do ambiente em mãos. O segundo é saber que os especialistas recomendam que os móveis fiquem em cima do tapete, pois assim se delimita e ganha espaço.

Se seu ambiente é amplo, pode apostar sem medo em um tapete grande para sala. Porém, isso não quer dizer que cômodos menores devam ser ocupados por tapetes pequenos. Quanto maior a peça, mais ela engrandece o espaço, mas lembre-se sempre de ter as medidas para ter certeza que seu tapete grande para sala caberá onde pretende colocá-lo.

Tapetes para sala neutros em sala de estar com decoração também neutra Projeto de Mauricio Nóbrega

1. Espaços amplos de beneficiam de tapetes para sala grandes. Projeto de Mauricio Nóbrega

No caso de salas de jantar, é essencial também pensar no espaço para movimentação das cadeiras. Quando for escolher seus tapetes para sala, selecione apenas aqueles que dão um mínimo de 50 centímetros de folga de cada lado. Isso é o que vai impedir que o tapete enrole ou impeça o movimento livre das cadeiras.

Entretanto, os tapetes pequenos ainda têm, sim, seu valor. Eles podem ser muito bem aproveitados caso queira valorizar algum item específico ou um cantinho especial. Nesse caso, recomendamos os circulares ou arredondados.

Materiais dos tapetes para sala

Você prefere materiais naturais ou sintéticos? Se ainda não tem uma preferência, vamos explicar um pouco as características de cada um. A lã e o algodão são alguns dos materiais naturais mais comuns em tapetes para sala.

Tapetes para sala peludo Projeto de Symon Hilgemberg Santos

2. Tapetes para sala podem ser de materiais naturais ou sintéticos.

Eles podem ser mais caros do que os sintéticos, porém mantêm a temperatura ao toque perfeita durante o ano inteiro. Por outro lado, costumam soltar microfios em decorrência do uso, o que pode ser ruim para alérgicos.

Já o nylon, o polipropileno e o poliéster, que são sintéticos, não têm esse problema, mas têm um toque mais seco. Apesar disso, também mantêm uma temperatura fresca durante todo o ano e são mais resistentes à limpeza e marcas.

Os tapetes para sala de nylon são mais maleáveis e resistentes ao atrito; já os de polipropileno reagem melhor à umidade e à descoloração por luz solar; os de poliéster, por sua vez, resistem melhor ao desbotamento e têm propriedades antialérgicas.

Um modelo que está muito em voga atualmente é o tapete para sala peludo. Ele é muito indicado para salas de TV, pois, além de darem mais aconchego ao ambiente, também melhoram a acústica do local. Porém, a sala de estar também fica ótima com um bom tapete para sala peludo.

Tapetes para sala felpudo em ambiente com decoração aconchegante Projeto de Quitete & Faria

3. Conforto e aconchego são características garantidas pelos tapetes para sala felpudos. Projeto de Quitete & Faria

Formatos dos tapetes para sala

Para salas de estar e de TV, profissionais recomendam tapetes para sala quadrados e retangulares pois esses formatos ampliam e definem o espaço. Outra dica é colocar os móveis acima deles, o que valoriza a potência do cômodo.

Já na sala de jantar, a escolha do formato depende do formato da mesa. Para deixar mais descontraído, o indicado é que as mesas redondas sejam combinadas com tapetes quadrados e as mesas quadradas com tapetes redondos. Já as mesas retangulares ficam com os tapetes também retangulares.

Tapetes para sala destacando mesa de jantar Projeto para a Casacor Ceará 17

4. Lembre-se de deixar no mínimo 50 centímetros de folga de cada lado dos tapetes para sala usados embaixo de mesas de jantar.

Estampas dos tapetes para sala

A dica para escolher tapetes para sala estampados é pensar na harmonia do ambiente e em quais cores para sala foram escolhidas. O tapete para sala listrado é muito procurado e fica bem em ambientes mais neutros, onde se torna o ponto focal.

Porém, mesmo em locais que já contam com outros padrões, o tapete para sala listrado pode ficar bonito, depende apenas das combinações. Se as estampas contarem com azul, por exemplo, o mais seguro é optar por tapetes que também sigam essa paleta.

Tapetes para sala geométrico em sala toda decorada no preto e branco Projeto de Lidia Maciel

5. No caso de dúvidas, siga a paleta de cores do ambiente na hora de escolher tapetes para sala.

O geometrismo também está na moda em tapetes para sala. Em espaços grandes, o geometrismo grande é o ideal. Nos pequenos, é melhor ficar com estampas geométricas menores.

Para misturar geometrismos e outras estampas, serve a mesma regra dos tapetes listrados. Eles não devem ser iguais, mas coerentes de alguma forma. Portanto, escolha modelos que têm algum tipo de vínculo, como a textura ou as cores.

Fonte: https://www.vivadecora.com.br/revista/tapetes-para-sala-saiba-como-escolher/